12 de julio de 2009

Tuve razón todo el tiempo!!!!

Estudo recomenda cerveja para atletas domingo, 12 de julho de 2009 - 14:09:01

Por Guilherme Cruz

Foto Josh Hedges



Uma alimentação balanceada é tão importante quanto a preparação física quando o assunto é esporte profissional. E, claro, no MMA não é diferente. Porém, um estudo feito por especialistas em medicina, fisiologia e nutrição da Universidade de Granada deve fazer a alegria dos atletas que curtem uma cervejinha para relaxar. Segundo o documento, que foi aprovado pelo Conselho Superior de Investigações Científicas da Espanha, a “loira gelada” ajuda na recuperação do metabolismo hormonal e imunológico depois da prática desportiva de alto rendimento, previnindo, também, as incômodas dores musculares.



Para Thales Leites, lutador peso médio do UFC que treina até seis dias por semana e entra no octagon em média três vezes ao ano, a notícia foi recebida com surpresa. “Não estava sabendo, mas é uma boa notícia, né?”, brincou o faixa-preta de Jui-Jitsu, que evita o consumo de bebidas alcoólicas quando está se perparando para os combates. “Quando estou com luta marcada, eu corto o álcool totalmente. Quando faltam dois meses pra luta, eu até bebo duas cervejinhas no máximo, mas é difícil. Bebo socialmente quando saio, não sou de beber quando estou em casa”, explica Thales, vendo mais um lado bom do estudo. “Isso é bom, porque parece que é um veneno e que vai acabar com você”.



Ex-lutador do Pride, UFC, Meca e Jungle Fight, hoje produtor de eventos e treinador, Carlão Barreto conta que sempre evitou beber antes das lutas. “Eu gosto de cerveja, mas sempre evitava beber vinho ou cerveja durante os treinos, só após as competições para dar uma relaxada, mas tudo muito moderado”, relembra o lutador, apontando outro “vilão” na sua época de lutador. “Meu único erro era o doce (risos)”. Apesar de polêmico, o estudo destaca que o consumo não pode ser excessivo. Segundo os pesquisadores, os homens poderiam beber até 600ml de cerveja, enquanto as mulheres não poderiam ingerir mais de 400ml diários.



“Todo mundo gosta de uma cervejinha para relaxar e conversar com os amigos, mas nada de extrapolar”, alerta Thales. “Cada um toma no seu limite. Essa é uma notícia boa, não vejo porque não poder, até porque tem ingredientes bons para a saúde”, destaca o lutador do UFC. Com moderação, Carlão também acredita que o consumo não causaria problemas. “Com essas pesquisas novas, acho que o excesso é o grande problema. Tudo depende de como o cara treina e como isso muda a sua vida. Se o cara for uma pessoa regrada pode fazer qualquer coisa, até comer docinho no fim de semana”, finalizou o ex-lutador.